PREVENÇÃO AO COVID-19 E SUAS VARIAÇÕES

Devido ao aumento significativo dos casos de Covid-19 e sintomas gripais, faz-se necessário e urgente que redobremos os cuidados e medidas de proteção ao contágio pelo vírus da Covid-19 e da gripe. Ao sentir alguns dos sintomas da doença é recomendado procurar orientação médica imediatamente.

Saiba como identificar os principais sintomas de cada um:

COVID-19

Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça, tosse seca, falta de ar, dor muscular, cansaço e perda de paladar ou olfato.

H1N1

Pessoas com H1N1 podem apresentar febre, dor de cabeça, irritação ocular, dor articular, tosse e em alguns casos pode haver dor de ouvido.

H3N2

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades). A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.

Para evitar a propagação da COVID-19 e da gripe siga estas orientações:

Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes.

Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico.

Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado.

Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

Tome a vacina quando chegar a sua vez. Siga as orientações locais para isso.

Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.

Fique em casa se você sentir indisposição.

Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Ligue com antecedência para o órgão prestador de cuidados de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Máscaras

Máscaras bem ajustadas ao rosto podem prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, elas não oferecem proteção contra a COVID-19 e outras doenças, por isso o uso deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Fontes:

Agência Fiocruz de Notícias

Prefeitura de Viçosa (MG)

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba (SP)

Data de Publicação: terça-feira, 11 de janeiro de 2022