A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (#Sesa) atualizou nesta segunda-feira (6) os números da #Febre da #Oropouche no estado. Ao todo, 45 amostras de pacientes analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) positivaram para a #doença. Nenhuma morte foi registrada.
São Gabriel da Palha até o momento registrou 5 casos.
A Febre do Oropouche, segundo a Sesa, é causada por um arbovírus, ou seja, vírus transmitido por artrópodes. Trata-se de um inseto bem pequeno, de um a três milímetros, popularmente conhecido como "maruim" ou "mosquito pólvora".
A atenção para os sintomas da doença precisam ser redobrados, uma vez que os sinais podem ser parecidos com outras arboviroses, como dengue, chikungunya e febre amarela.
* Febre de início súbito;
* Cefaleia (dor de cabeça);
* Mialgia (dor muscular);
* Artralgia (dor articular).
* Tontura;
* Dor retro-ocular;
* Calafrios;
* Fotofobia;
* Náuseas;
* Vômitos.
Para evitar a doença é fundamental afastar o mosquito, vetor da febre. Retire o excesso de matéria orgânica dos jardins e áreas externas, mantenha terrenos baldios livre de matos, abrigos de animais (aves, suínos, bovinos e outros) devem permanecer sempre limpos.
O uso de repelentes e roupas compridas pode ajudar a diminuir as picadas. Já as telas em portas e janelas, como barreiras físicas, recomendados em alguns casos, não surtem muito efeito devido.
Segunda a quinta-feira, das 12h00 às 18h00
Sexta-feira, das 07h00 às 13h00
sic@camarasgp.es.gov.br
Quinzenalmente, as terças-feiras a partir das 18h00
(27) 3727-2252
Avenida Bertolo Malacarne, 17, Bairro Glória - São Gabriel da Palha / ES – CEP: 29780-000 - Caixa Postal 55.